A seguir publicamos o interessante e instrutivo texto escrito por Ana Luiza Patrão, para um Zazenkai promovido pela Cazazen em 2009.
Os
benefícios de se pernoitar no Zazenkai
O
Zazenkai geralmente caracteriza-se
por ser um dia de treinamento intensivo centrado, sobretudo, na prática do Zazen. A experiência proposta pela Kzazen para este Zazenkai será um pouco diferente. A sugestão é a de que o Zazenkai se inicie no Zazen de sábado, 03 de outubro, e se
estenda até o almoço de domingo, dia 04. Isso implica que pousaríamos no dojo, cada um levando seu saco de dormir
ou colchonete.
Há
pelo menos dois motivos para pousarmos no dojo:
o primeiro refere-se à importância de acordarmos bem cedo para iniciarmos nossa
prática antes do raiar do dia. Tradicionalmente nos mosteiros Zen o treinamento inicia-se de
madrugada, respeitando o rigor e a disciplina preconizados por Mestre Dogen, cujo objetivo central é o de
vivenciar cotidianamente os princípios materializados na própria prática do Buda Shakyamuni[1].
Há
um valor simbólico na experiência de se sentar Zazen ainda na escuridão. O contato com os primeiros raios solares
que despontam no amanhecer, iluminando o mundo exterior, seriam como o próprio
processo de iluminamento interior. Há também o fato de que iniciando no zazen
de sábado, nós teremos mais tempo de zazenkai.
O
outro motivo para pousarmos no Dojo é de treinarmos os valores do desapego, da
simplicidade, da compaixão, da humildade, e da solidariedade. As sociedades
urbanas contemporâneas estão intimamente centradas em uma moralidade
individualista extremada. A capacidade de se relacionar com a alteridade, com o
“outro”, foi significativamente abalada. Uma das preocupações centrais do Zen Budismo
é o de reunir e de “ressignificar” essa rede que se encontra fragmentada.
Eis
a importância de se nutrir a sangha,
uma das Três Jóias, onde devemos nos
refugiar, nos apoiar. Estar junto com outras pessoas em um ambiente pequeno e austero,
porém apropriado, com o propósito de treinar
Zazen requer muita determinação e
desprendimento, provocando uma quebra de padrões que nos traz importantes
benefícios à nível psíquico e social.
A
sangha da Kzazen raramente tem a oportunidade de treinar de forma mais
intensa, diante da atarefada rotina do dia-a-dia de cada um. Esta é, portanto,
uma oportunidade de estarmos aprofundando um pouco mais o treinamento no Zen, através da experiência direta.
Como "
Uma transmissão especial fora das escrituras
Não dependendo de palavras
Mas apontando diretamente a mente
e levando-nos a realizar nossa Verdadeira Natureza,
Fazendo-nos assim atingir a Natureza do Buddha"
Bodhidharma
[1]
Yoshinori, Takeuchi
(org.), Espiritualidade budista II, A - China mais recente, Coréia, Japão e
Mundo Moderno. Ed. Perspectiva.