sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Instruções para o zazen

. A vestimenta deve ser confortável, discreta, simples, cobrindo adequadamente o corpo, sem decotes e transparência, sem adereços (joias, relógios, etc.) e perfumes. Não há necessidade do uso de meias dentro do zazendô (salão de zazen).

. Evitar comparecer às sessões de meditação quando estiver acometido de viroses respiratórias ou doenças infecciosas em geral. Sendo assim, levando em consideração a saúde dos demais praticantes; visto que a prática é realizada um local fechado no qual se pratica a respiração consciente. 

 .Da mesma forma evitar sentar zazen quando não tiver dormido suficientemente ou quando estiver fisicamente exausto.
Antes de sentar zazen coma moderadamente e evite álcool.

Dentro do zazendô existem formas de conduta para os praticantes avançados. Dentre elas, algumas devem ser seguidas por principiantes desde o início:      
  
. Deve-se evitar falar sobre assuntos que despertem polêmicas (certo / errado, bom / ruim, etc.), evitar discutir política, supostos defeitos de outras pessoas ou desejos ou aversões por coisas do mundo ou tópicos similares;



. Deve-se respeitar o silêncio ao nosso redor, evitar falar ou rir em voz alta, caminhar com calma e em silêncio, especialmente próximo ao zendô.  Ao carregar pratos e outros utensílios ou móveis procurar fazer isso em silêncio e cuidadosamente. Nossos gestos são zazen. Nossa fala é para o benefício de todos os seres.



.Deve-se manter silêncio no zendô, à mesa durante o período de refeição formal, nos sanitários e banheiros.



. Procurar manter ações de forma respeitáveis: no zendô, sentando em zazen (com as pernas cruzadas), em seiza (ajoelhados), ou à maneira ocidental na plataforma (para os que têm limitações físicas em sentar nas outras duas posturas), não sentar com as pernas estiradas para o centro do zendô nem encostados nas paredes, movimentar-se cuidadosa e silenciosamente, realizando os rituais de entrada, de início e término do zazen e de saída do zendô.

. Ao entrar para um período de prática, só sair no final, exceto em casos excepcionais, e não entrar atrasados.