terça-feira, 13 de abril de 2010

Roda de Leitura - Abril

No próximo sábado, dia 17, às 17:30h acontecerá mais uma “Roda de leitura”.


A “Roda” é destinada aos membros/praticantes do Dojô e está aberta também aos que não são membros. A todos solicitamos a gentileza de confirmarem presença com antecedência através de e-mail endereçado ao cazazen@gmail.com .


Para os que não possuem o livro, segue parte do texto que será lido.



VIII

MELHOR DO QUE MILHARES - SAHASSAVAGGA

100. Melhor que mil palavras vãs, é uma simples palavra que dá paz a quem a ouve.

101. A mil versículos desprovidos de senso, é preferível um simples versículo que dá paz a quem o ouve.

102. A Cem versículos desprovidos de senso, é preferível um só versículo da doutrina que dá paz a quem o ouve.

103. Mais glorioso não é quem vence em batalhas milhares de homens, mas, sim, quem a si mesmo vence.

104-105. Melhor em verdade, é quem a si mesmo vence, do que vencer os outros. Nem os seres divinos ou anjos Gandhabba, Mâra ou Brama podem trocar tal vitória em derrota.

106. Se mês após mês e durante um século oferecemos sacrifícios aos milhares e se, por um instante apenas, redemos homenagem a um Ser Perfeito, este momento vale mais que cem anos de sacrifícios.

107. Mais vale uma breve homenagem a um Ser Perfeito, do que cem anos de devoção mantendo a chama do sacrifício no altar de Agni (Deus do Fogo).

108. Os sacrifícios e devoção feitos durante um ano, para obter algum mérito, não valem a fração de um quarto da homenagem tributada a um Ser Perfeito.

109. Conquista quatro bençãos - longevidade, saúde, energia e felicidade - quem honra e reverencia anciãos em virtude e sabedoria.

110. Mais vale um só dia vivido na virtude e na meditação, que cem anos entregue às paixões.

111. Mais vale um só dia vivido na sabedoria e na meditação profunda, que cem anos vividos na insensatez e descontrole.

112. Mais vale um só dia vivido com coragem e esforço correto, que cem anos vividos na indolência e discipação.

113. Mais vale um só dia vivido na virtude e na meditação, que cem anos passados na ignorância do transitório, sem considerar que tudo surge para desaparecer.

114. Mais vale um só dia passado na contemplação do caminho que conduz à libertação da morte, do que um século vivido na ignorância do caminho.

115. Mais vale um só dia decorrido na contemplação da verdade suprema, que um século vivido na ignorância da Verdade Suprema.


IX

O MAL - PAPAVAGGA

116. Apressa-te para o bem, deixa para trás os maus pensamentos. Fazer o bem com lerdeza é comprazer-se com o mal.

117. Se alguém cometer algum mal, que não reincida, nem se rejubile; pois acumular o bem resulta em grande benção.

119. Enquanto a má ação está verde, o perverso nela se satisfaz; mas uma vez amadurecida, ela lhe traz frutos amargos.

120. O homem pode passar por sofrimentos enquanto suas boas ações não amadurecem. Mas, uma vez amadurecidas, seus frutos trazem felicidade.

121. Não menosprezes o mal, pensando: "Ele não recairá sobre mim". Assim como a água gota a gota enche o pote, assim o néscio pouco a pouco se deixa invadir pelo mal.

122. Não supervalorizes o bem, pensando: "nunca o atingirei". Assim como a água gota a gota enche o pote, assim o sábio pouco a pouco torna-se uma fonte de bondade.

123. Assim como o prudente viajante que leva riquezas e pouca escolta evita caminhos perigosos, ou como o homem que deseja viver evita beber veneno, assim procedas evitando o mal.

124. O veneno não penetra na mão onde não há ferida, nem o mal atinge aquele que não o pratica.

125. Quem ofende ou prejudica pessoa pura, inocente e indefesa verá esse mal recais sobre si, como quem arremessa poeira contra o vento.

126. Alguns nascem nessa terra; os que praticam o mal renascem nas esferas do Niraya:os justos sobem para as esferas superiores; os que são puros alcançam o Nirvana.

127. Nem no ar, nem nas profundezas do oceano, nem nas cavernas das montanhas, em nenhum lugar do mundo podemos nos abrigar do domínio da morte.


X

CASTIGO OU VIDA TERRENA - DANDAVAGGA

129. Tremem todos diante do castigo, temem todos a morte. Considerando isto, não mates e não seja causa de morte.

130. Tremem todos diante do castigo. Temem todos a morte, a todos a vida é cara. considerando isto, não mates e não seja causa de morte.

131. Aquele que, em busca da própria felicidade, a outros que também a desejam faz sofrer, não a encontrará nessa vida, nem em outra qualquer.

132. Aquele que, em busca da própria felicidade, a ninguém faz sofrer, encontrá-la-á nesta vida, ou na seguinte.

133. Nunca uses palavras pesadas; cedo ou tarde, a réplica vem e traz o sofrimento de volta, como quem arremessa poeira contra o vento.

134. Se viveres na quietude interior como um gongo quebrado que ficou silencioso, alcançarás a paz do Nirvana e tua cólera será serenidade.

135. Da mesma maneira como o vaqueiro dirige o gado para o pasto, assim a velhice e a morte conduzem a vida dos seres (para uma nova existência).

136. Praticando o mal por ignorância, o insensato esquece que acende o fogo que o queimará um dia.

137-138-139-140. Ofender, ferir ou prejudicar qualquer ser indefeso, ou puro, é expor-se cedo ou tarde, aos dez seguintes males: inimizades, penosas dores corporais, graves enfermidades, acidentes, perturbações mentais, questões judiciais, perda de bens, perda de parentes, incêndio da casa; e após a dissolução do corpo, o insensato renascerá no Niraya.

141. O costume de andar nu, os cabelos trançados à maneira dos ascetas, os jejuns, o dormir no chão ao relento, o cobrir-se com cinzas ou poeira, o sentar-se imóvel nos calcanhares (em penitência), as prosternações, nada disso purifica o mortal que não se livrou do desejo e da dúvida.

142. Embora vestido com apuro, aquele que cultiva a tranquilidade da mente, que é sereno, senhor de si, puro e a nenhum ser vivo maltrata, é um santo, é um asceta, é um Bhikkhu.

143. Haverá nesse mundo um tão puro homem que evite uma censura, ou um corcel bem adestrado ao toque do rebenque?

144. Como corcel bem adestrado tocado pelo rebenque, pela confiança, pela virtude, pela energia, pela meditação profunda, pela investigação da Doutrina, pela sabedoria e plena atenção sobrepujamos o sofrimento da existência.

145. Os lavradores abrem valas e conduzem a água para onde querem; os fabricantes de flexas as retificam; os carpinteiros trabalham a madeira à sua vontade; o homem de bem a si mesmo se controla.