domingo, 26 de abril de 2009

Cerimônia da Vesaka

9 de maio de 2009

Na cerimônia da Vesaka celebramos o nascimento, a iluminação e o parinirvana do Buda Shakyamuni, nosso grande mestre. Cantamos o tiçarana em homenagem às três jóias e oferecemos flores, frutos, velas e incensos, como forma de nos recordarmos sempre da impermanência. Assim como as flores murcham, as velas e o incenso se extinguem, assim as coisas compostas devem se desintegrar bem como nossa vida.

Esta é a 9ª cerimônia celebrada pela sangha zen de Brasília.

Desejamos que esta seja uma oportunidade para que cada pessoa pense e acredite na necessidade de despertar para a iluminação. Bem como os praticantes budistas se comprometam a levar uma vida nobre, preservando a moralidade, humildade e simplicidade.

A Vesaka é também um momento de alegria e felicidade onde os praticantes se concentram em atividades para a decoração do altar e o local onde será realizada a cerimônia, geralmente ao ar livre.

Vamos celebrar o Dharma verdade de Buda pois ele é eterno e não está sujeito a mudanças. E por isso mesmo, prestar homenagem ao Buda deve ser não apenas ofertar flores, incenso e velas, mas também com sinceridade e verdade seguir os ensinamentos que ele nos legou.

Esta é a forma que se espera que os praticantes celebrem a Vesaka: aproveitar esta oportunidade para desenvolverem suas mentes, praticar a compaixão e trazer a paz e harmonia para a humanidade.




Local: Chácara de Convivência Família de Nazaré

Estrada DF 001, Rua 17, Chácara 528 G

Lago Oeste, Brasília, DF

(vide mapa abaixo na postagem sobre o mini sesshin)





(Clique no cartaz para vê-lo ampliado)