quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Dojô Cazazen e o Mosteiro Zen Eisho-ji


Comunidade Zen Budista de Brasília é uma instituição de caráter religioso e cultural, sem fins lucrativos nem político-partidários, e tem por objetivo difundir o dharma budista (ensinamentos de Buda), reunir pessoas para a prática diária da meditação zazen, estudo do budismo, zazenkais e sesshins (encontros de meditação), práticas educacionais ligadas à tradição e cultura zen budistas e experiência em vida comunitária, para o benefício de todos os seres. Sua prática é baseada nos ensinamentos do Soto Zen da linhagem de Mestre Dogen Zenji (1200-1253). 

A Comunidade Zen Budista de Brasília é responsável pela Cazazen, que se constituiu a partir de 2015 como uma representação em Brasília do Mosteiro Zen Eisho-ji, localizado em Pirenópolis, GO. O Dojo foi fundado por praticantes e Monges ordenados pelo Mestre Tokuda Ygarashi. O local de prática (Dojo) está  atualmente no seguinte endereço

Cazazen Local: 
Setor Hospitalar Local Norte,
Centro Clínico Norte I, Bloco K, sala 24, Brasília DF

Referência: final da Asa Norte,
próximo ao Hosp. Santa Helena.  

A Cazazen é um centro de prática aberto ao público em geral, oferecendo instruções a quem quer iniciar a prática de zazen ou prosseguir aprofundando-a, também mantendo com a comunidade uma relação estreita de amizade e colaboração mútua.

As atividades fixas do Dojô Cazazen,  incluem a prática regular de zazen (meditação sentada), canto de sutra, kinhin (meditação andando), leitura de textos. Além disso A Cazazen mantém a biblioteca Bendowa com livros para empréstimos ao público. Essas atividades regulares são gratuítas. Para manter seu funcionamento a Kzazen conta com a contribuição mensal dos Membros Praticantes.


A Cazazen é dirigida pela sangha (grupo de praticantes), através de um corpo diretivo e mantido pelo grupo "Flor de Lótus" - praticantes associados e simpatizantes que se cotizam para cobrir os gastos - e ainda pela doação voluntária de praticantes que freqüentam o zazen.

Consultar
https://www.mosteiroeishoji.org/