sábado, 15 de novembro de 2008

Sesshin de Fim de Ano do Kzazen

Confraternização pelos três anos do Dojô Kzazen

data: 5,6 e 7 de dezembro de 2008

Local: Chácara de Convivência Família de Nazaré
Estrada DF 001, Rua 17, Chácara 528 G
Lago Oeste, Brasília, DF

Início: dia 05/12, 19:00h

Término: dia 07/12, 15:00 h

Inscrições: Até o dia 04/12. O número de participantes é limitado. Para efetuar a inscrição faça contato com a Kzazen.

Pagamento: O pagamento das duas diárias será realizado no local ou na Kaza. O valor de cada diária será R$ 60,00 (total de R$ 120,00). Este é o valor a ser cobrado pela administração da Chácara na entrada. A Kzazen não está cobrando taxas pelos gastos com a organização do Sesshin, que incluem: papel, cópia, uso de impressora, gasolina, telefone, etc. Entretanto, para cobrir estas despezas, solicitamos que cada participante que faça uma doação à Kazazen. Este procedimento de doação foi a maneira que encontramos para viabilizar a participação de estudantes que possuem renda limitada e que só poderão pagar as diárias.

Recomendações para os participantes do Sesshin

As recomendações a seguir se prestam para viabilizar o bom desenvolvimento do sesshin; algumas são apenas lembranças/dicas/informações úteis. Essas recomendações não são regras disciplinares, mas um pequeno conjunto de atos que se manifesta, ou é percebido naturalmente, na vivência da prática do Dharma, a partir do cultivo de um espírito fraterno e solidário. Como resultado surge a atitude de respeito, também de caráter vivencial. Assim começamos pelo respeito ao lugar em que estamos e respeito àqueles que estão de algum modo trabalhando para que o sesshin saia a contento (como as pessoas da cozinha, ou aquelas que cuidam do lugar onde estamos); respeito à comida a ser servida; respeito ao lugar de descanso; respeito ao Dojô; respeito aos amigos e amigas da Sangha, que certamente nos trarão forças nos momentos mais cansativos; respeito à Monja Gyoku En, que com zelo e dedicação conduzirá as atividades durante o sesshin. Assim sugerimos:





  • Para meditação, use roupas em tons sóbrios, e que sejam confortáveis para permitir a movimentação livre.
  • Evite o uso de perfumes e adereços/jóias, etc., principalmente durante a meditação.
  • Por respeito, entramos no Dojô sem calçados (é facultativo o uso de meias). Assim, o uso de sandálias (do tipo japonesa) facilita muito quando saimos e voltamos ao Dojô.
  • Em qualquer atividade durante o dia, procure manter a mesma postura mental que você cultiva no Zazen: permaneça concentrado e atento para as coisas assim como para com as pessoas que estão a sua volta (mantenha a mente alerta). Por isso, evite conversar para não perturbar o próximo. Essa atitude deve ser cultivada mesmo ao ir dormir.
  • Você estará dividindo o quarto com outras pessoas; desse modo mantenha uma atitude solidária, procurando deixar o local arrumado. No Dojô seguimos a mesma orientação: deixe seu lugar organizado após a meditação.
  • Se for necessário deixar o Dojô durante um período de meditação, faça-o com o mínimo possível de barulho. O mesmo para entrar.
  • Os agradecimentos, em geral, são na forma de gasshô.
  • Você deve levar roupa de cama, toalha de banho e material para higiene pessoal.

Glossário:
Dojô – Local de meditação.

Gasshô – Gesto de se fazer reverência com as mãos juntas para indicar respeito, gratidão ou
humildade ou cumprimentar outras pessoas. As mãos devem estar na altura do nariz a um punho de distância.

Zazen – Meditação sentada praticada no Zen.

Sesshin – Encontro para zazen. É um treinamento típico da escola zen, que se dá geralmente por um período de sete dias consecutivos, onde os praticantes dedicam-se inteiramente ao zazen, de forma a unificar a mente, focando-a na Natureza Original.

Samu – trabalho (usualmente realizado no dojô, como limpeza, etc.) em meditação.

Kinhin – Meditação andando.


Mapa do Local






Chácara de Convivência Família de Nazaré
Estrada DF 001, Rua 17, Chácara 528 G
Lago Oeste, Brasília, DF

Seguir as placas. A distância do início da Rua 17, na DF 001, até a Chácara é de aproximadamente 1 Km; e o local está satisfatoriamente sinalizado.


Programação

Entregue no ato da Inscrição

Outras informações e inscrições
Comunidade Zen Budista de Brasília
Dojo Kzazen SHIGS 712, Bloco M, Casa 54, Brasília - DF
CEP 70361-763
Telefones: (61) 3879-8415 e (61) 8459-0807

e-mail: cazazen@gmail.com