sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Grupo de estudo do Sutra do Coração

Com início em 13/09/2007, a Comunidade Zen Budista de Brasília promoverá encontros para estudo do Sutra do Coração.

O movimento budista do Grande Veículo (sânscrito. Mahayana) surgiu na Índia por volta do século II. Este movimento é baseado em diversos textos, que teriam sido registrados a partir de discursos (sânsc. sutras) proferidos pelo próprio Buddha Shakyamuni (século VI a.C.).

O Sutra do Coração (“coração” representando a essência do sutra) é parte da literatura do Prajñāpāramitā (Sutra da Perfeição da Sabedoria) e é considerado um dos principais sutras que representam a escola Mahayana. Este sutra toma a forma de um diálogo entre Avalokiteshvara e Shariputra aos pés do Buddha. Avalokiteshvara aplica o raciocínio da negação para mostrar a verdade absoluta a Shariputra.

Na sua forma japonesa (Hannya Shingyo) é frequentemente recitado antes ou após a meditação. É ideal para este propósito, pois é conciso (menos de 300 sílabas), fácil de memorizar e captura os elementos essenciais do ensinamento budista.

Segundo o budismo Mahayana, o Prajnaparamita foi ensinado pela primeira vez pelo Buda no Pico dos Abutres, próximo a Rajgir, no curso do que veio a ser conhecido como o Segundo Giro da Roda do Dharma. Após dar os ensinamentos relacionados ao sofrimento, às suas causas, à cessação e ao caminho da liberação, o Buda ensinou o significado último do Dharma, a vacuidade da existência inerente de todos os fenômenos. Este ensinamento encontra sua expressão mais concisa no famoso Sutra do Coração.

O Dojô Kzazen abrirá suas portas para todos os interessados em estudar o Sutra do Coração, promovendo um grupo de estudo orientado. Os encontros começarão no dia 13 de setembro e terão continuidade nas quintas-feiras seguintes, sempre às 19h, quando sentaremos um zazen por meia hora e, então, iniciaremos o estudo. É importante que todos façam o zazen antes do estudo. Pede-se, para cada encontro, a contribuição individual de dez reais, que serão totalmente revertidos para a manutenção da Comunidade Zen Budista de Brasília.

Estima-se que o grupo de estudo dure por até cinco encontros, a depender do seu ritmo.

É importante que os interessados confirmem suas presenças pelo e-mail cazazen@gmail.com. Para mais informações, contacte-nos pelo mesmo e-mail.
Enquanto durar o grupo de estudos, o horário do zazen de quinta estará modificado, voltando ao normal tão logo termine.