sexta-feira, 20 de abril de 2007

Cerimônia da Vesaka - 1º de maio de 2007, às 20h

Clique na imagem ao lado para ampliá-la.



O significado da Vesaka remonta à época de Buddha e sua mensagem de paz universal para a raça humana. Vesaka é o nome antigo para o mês lunar indiano da primavera, que corresponde ao nosso abril-maio (outono, no hemisfério sul). Pela tradição budista, o Buddha histórico Shakyamuni nasceu, se iluminou e morreu na lua cheia da Vesaka, no século V a.C.

A Vesaka é o dia mais importante do calendário budista, onde se celebra esses três acontecimentos da vida do príncipe Sidharta Gautama, o Buddha. No dia da Lua Cheia de Maio, várias tradições budistas reúnem seus adeptos e simpatizantes para a cerimônia da Vesaka, onde oferecem flores, simbolizando a impermanência dos acontecimentos humanos; velas, que simbolizam a iluminação de Sidharta Gautama, o Buddha; incensos, chás, frutas e doces, como prova de amor; e cantam sutras em homenagem ao Tathagata.

A Cazazen convida a todos os praticantes e simpatizantes para a sua Cerimônia da Vesaka, que se realizará no dia 1º de maio de 2007, às 20 horas, no Farol do Cerrado (veja mapa abaixo). Voluntários para a organização são bem-vindos; é só entrar em contato!




Clique no mapa acima para ampliá-lo.